Erro na Linha: #125 :: Undefined index: post_tags
/home/tratamentovascular/www/_app/Models/Seo.class.php
SAIBA O QUE SÃO VARIZES E QUAIS OS TRATAMENTOS PARA VARIZES - Dr. Sérgio Tiossi
São Caetano do Sul - 11 4221.9492 / 11 97645.4323

SAIBA O QUE SÃO VARIZES E QUAIS OS TRATAMENTOS PARA VARIZES

SAIBA O QUE SÃO VARIZES E QUAIS OS TRATAMENTOS PARA VARIZES
Avatar de <div class='trigger trigger_error'><b>Erro na Linha: #36 ::</b> Undefined variable: userAvatar<br><small>/home/tratamentovascular/www/themes/wc_default/artigo.php</small><span class='ajax_close'></span></div>
Por: Renan GrupoKop
Dia 17/12/2019 20h46

Muita gente ainda se confunde para saber o que são Varizes.

Varizes são dilatações e tortuosidades venosas que acometem as veias dos membros inferiores e são facilmente percebidas pelo próprio indivíduo ou por seus familiares. Uma vez que aparecem as varizes, sua progressão é contínua, visto que a parede da veia alterada não volta ao normal e precisa de tratamento adequado. Elas tendem a aumentar e a acometer as veias vizinhas que se interligam e se encontram saudáveis, pois o sistema venoso é um sistema de vasos comunicantes. A pressão venosa elevada no interior da veia dilatada é transmitida à veia vizinha e assim sucessiva e progressivamente.

As varizes voltam?

Normalmente não, mas outras veias próximas e de outras regiões que observam-se aparentemente normais, mas que também têm em seu código genético a tendência de se tornar varizes, podem se dilatar no decorrer com o passar do tempo e por isso são necessários cuidados periódicos e prevenção, de modo a diminuir o surgimento de novas varizes e diminuir a velocidade de progressão das dilatações preexistentes.

Detectada a presença das varizes, o único tratamento para eliminá-las é através de intervenções (escleroterapia ou cirurgia) que eliminam a maioria das veias doentes que, além de não cumprirem sua função de bombear o sangue venoso de volta ao coração, ainda provocam o acúmulo de sangue nos membros inferiores.

As veias retiradas ou eliminadas não farão falta?

Não, pois as veias saudáveis suprirão aquelas retiradas ou excluídas e a circulação se adapta à nova situação.

O tratamento depende do tipo, localização e grau de evolução das varizes, cor da pele, idade e preocupações estéticas a respeito dos resultados, mas cabe ao Especialista confirmar o diagnóstico, avaliar o grau de comprometimento das safenas ou do sistema venosa profundo e, posteriormente, programar o tratamento adequado, diminuindo as recidivas. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto? Converse com o Cirurgião Vascular, pois ele é quem tem o conhecimento sobre todas as modalidades de tratamento, seus resultados e suas eventuais complicações.

Alguns medicamentos flebotônicos e cremes anunciados em revistas, tv e internet, não eliminam o problema ou tampouco mudam a evolução da doença, mas podem aliviar os sintomas, se adequadamente prescritos.

Varizes Tronculares associadas e/ou insuficiência da veia Safena

Quando há varizes tronculares (de grosso calibre) ou insuficiência (refluxo venoso) da safena, há a necessidade de tratá-las cirurgicamente. Habitualmente causam sensação de peso, câimbras, cansaço, dor nas pernas e/ou edema (inchaço) nos tornozelos e pés. Nos casos avançados pode levar a alterações crônicas da pele (escurecimento e/ou eczema), flebite (inflamação na veia), celulite (inflamação da pele) e erisipelas (infecção da pele). Em seu grau mais avançado (grau 6) pode causar úlceras (feridas) extremamente dolorosas e de difícil cicatrização.

Atualmente temos três métodos de tratamento saber:

  • Cirurgia de "Stripping" (retirada): consiste na retirada cirúrgica das veias doentes com micro incisões (1-2 mm) ao longo dessas veias dilatadas e incisões de 3-4 cm na virilha e ao nível do tornozelo (se for necessário a retirada radical da safena) ou ao nível do joelho (se for a retirada parcial da safena). Realizada em centro cirúrgico, necessitando avaliação pré-operatória, raquianestesia (ou anestesia peridural) e internação hospitalar de 12 a 24 horas. É ainda o padrão de tratamento mais frequentemente utilizado no Brasil.
  • Laser ou Radiofrequência: métodos utilizados para o tratamento minimamente invasivo das veias safenas. Consiste na sua cauterização acima do joelho, guiada por eco-doppler (ultrassom) e pode ser realizada no centro cirúrgico em regime de hospital-dia com internação de 6 a 12 horas ou ambulatorial sob anestesia local que é a grande vantagem do método. Os resultados são semelhantes ao da cirurgia convencional, porém com o custo do procedimento um pouco superior ao da cirurgia convencional. Atualmente é considerado pelos Americanos e Europeus o melhor método de tratamento para as safenas.
  • Espuma Densa: consiste nas injeções de microespuma de polidocanol guiadas por ultrassom (eco-doppler). É o método menos invasivo e de menor. Muito segura nas mãos de profissionais experientes e quando utilizada no tratamento das safenas, necessita do auxílio do eco-doppler para realização do tratamento com segurança. Realizada no consultório e sem anestesia, pois necessita de uma ou duas punções diretas na pele, ao nível da safena. Praticamente indolor e não necessita de internação, porém apresenta resultado estético um pouco inferior ao da cirurgia convencional, se as varizes forem muito calibrosas. É o melhor método para os pacientes idosos, quando há contra-indicações clínicas para os métodos anteriores e para pacientes em uso de anticoagulantes. É o padrão de tratamento Francês e Italiano para as safenas.

Micro Varizes

É a forma mais frequente de manifestação clínica das varizes. Causa preocupação estética ou sintomas de peso, câimbras, cansaço ou dor nas pernas. Raramente causa edema (inchaço) e que quando ocorre, está associado a insuficiência da safena, varizes tronculares de grosso calibre ou a outras causas não vasculares.

Pode ser tratada com mini cirurgias com anestesia local ou através de injeções da microespuma de Polidocanol e realizada no consultório.

A Espuma Densa é considerada hoje, na maioria dos países do mundo, o padrão para o tratamento das micro varizes, uma vez que não necessita internação ou centro cirúrgico e pode ser repetida quantas vezes forem necessárias; resultados estéticos e funcionais semelhantes à cirurgia convencional. Utilizada também quando as micro varizes estiverem associadas às Telangiectasias ("vasinhos").

Atualmente é meu padrão para o tratamento estético e funcional das micro varizes e telangiectasias quando não há varizes tronculares ou insuficiência da(s) safena(s).

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Veja Também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas de como alavancar seu negócio.

Olá, deixe seu comentário para SAIBA O QUE SÃO VARIZES E QUAIS OS TRATAMENTOS PARA VARIZES

Enviando Comentário Fechar :/